Dessa vez, a ideia é a seguinte:
Como todos sabem, a Coolmeia é uma incubadora de ideias e soluções altruístas, o que quer dizer que selecionamos ideias que estão "caindo de maduras", pedindo para serem implementadas aqui e acolá para aumentarem a conscientização das pessoas e despertá-las para um mundo mais convivial, justo, solidário, equânime, sustentável, voltado para a produção de capital social e bem comum em contraposição à produção de capital privado, exploração dos bens naturais e opressão da raça humana e das outras espécies.
Acontece que a humanidade já criou ideias e soluções suficientes nas mais variadas áreas do conhecimento humano para tornar nossa vida aqui na Terra muito mais aprazível e resiliente. Pensando nisso, chegou a hora de fazer um grande mutirão e trazer todas estas ótimas ideias, soluções e práticas para dentro da Coolmeia.
Basicamente, vamos precisar de um bom esforço coletivo para realizar o que chamo de "preparo do solo": é mais ou menos como deixar o solo fértil para receber uma bela plantação de hortifrutigranjeiros. Vamos criar o composto, o "adubo", o substrato do qual indivíduos, coletivos e organizações poderão se valer para potencializar seus próprios projetos. Serviremos, desde já, como uma "Nuvem de Soluções", que levará através da "chuva", inspiração para quem dela precisar.
Inicialmente, se propõe agregar o conteúdo das fontes a seguir:
1. Livro Worldchanging 2.0 (lançado neste mês, em sua segunda versão; está em inglês, precisa ter seus artigos traduzidos para o português e compartilhados na rede - estou disposto a comprar até 10 exemplares para quem ajudar a traduzi-lo do inglês).
2. Worldchanging - a versão online que deu origem ao livro - http://www.worldchanging.com/ (inglês)
3. ComCat - Banco de Soluções Comunitárias - http://www.catcomm.org/pt/?page_id=423 (em português)
4. Treehugger - http://www.treehugger.com/ (inglês)
5. Springwise - http://www.springwise.com/ (inglês)
6. Alguns links colecionados no Delicious - http://delicious.com/RafaelReinehr (alguns em português, boa parte em inglês)
7. Soluções do Wiser Earth - http://www.wiserearth.org/solution/search?language=en
Do que precisamos:
- Pessoas com boa capacidade de interpretação e organização, para distribuirem as soluções adequadamente dentro da Rede Bem Comum, de acordo com sua classificação (Exemplo: a pessoa deve ser capaz de identificar que se uma solução fala de fornos solares, ela deve ser compartilhada em Tecnologias e Design Verde e Sustentável e também, possivelmente, em Permacultura e Agroecologia, por exemplo)
- Pessoas com tempo disponível entre 2 a 40 horas por semana.
- Pessoas que sintam que as mudanças sociais e ambientais de que precisamos são urgentes!
As soluções, uma vez apresentadas, servirão de base para que, localmente, possam ser desenvolvidos projetos similares ou inspirados nestas soluções para implementação. Neste momento, a Coolmeia passa de um mero Banco (ou Nuvem) de Ideias para sua outra função: de Integradora, Catalisadora e Fomentadora de Projetos com vistas à Prática. As pessoas com interesse em realizar dado projeto poderão usar a estrutura e as ferramentas de comunicação e interação disponibilizadas pela rede para estudar as soluções, criar um projeto e aperfeiçoá-lo a ponto deste ficar pronto para ser implementado e, então, finalmente, colocá-lo em prática.
Em um dado momento - e com o crescimento e divulgação da rede, será fácil encontrar, dentro dela mesma - pessoas que se interessem em desenvolver o mesmo projeto e possam assim apoiarem-se mutuamente.
Esse é meu sonho e meu ideal: o de ter disponível uma rede completamente voltada para a produção altruísta de bem comum, baseada no apoio mútuo, na cooperação e no desenvolvimento sustentável, fraterno e convivial de uma sociedade humana feliz, convivial e resiliente.
Quem estiver conosco e puder dar uma mão agora, mesmo que de leve (conforme sua disponibilidade e mesmo que somente por um mês), não se furte: quanto mais pessoas conseguirmos nesse momento para ajudar nesta tarefa, mais rápido construiremos este ambiente fértil para o desenvolvimento e implementação de projetos. Me digam também se um incentivo financeiro é necessário. Apesar da Coolmeia não trabalhar com dinheiro neste momento, posso pessoalmente disponibilizar uma pequena (bem pequena) ajuda para quem estiver realmente precisando de dinheiro em troca do tempo que irá oferecer para ajudar.
Quaisquer dúvidas, só perguntar.
Nos e-mails vindouros:
1. Notícias sobre a CooRadio - a rádio da Coolmeia
2. Notícias sobre o Diretório de Organizações, Coletivos e Ativistas do Bem Comum
3. Um Mapa Mental da Coolmeia - delineando nossa estrutura atual e previsão futura
4. Plano de criação de hotsites para cada grupo da Coolmeia
5. Expansão dos Favos da Coolmeia
6. Estratégias de divulgação e mobilização de novos membros para a rede
7. Uma "moeda" para a Coolmeia
Rafael Reinehr -
http://coolmeia.org
http://coolmeia.org/bemcomum